Busca

Cardápio Kit Semanal

CARDÁPIO DO KIT SEMANAL ATUALIZADO.

KIT

Encomende o kit nos dias 30/06/05 e 01/07 (terça ou quarta feira*, por telefone ou e-mail em nosso horário de funcionamento)

*aceitamos encomenda do nosso cardápio fixo em qualquer dia!

NÃO TEMOS KIT A PRONTA ENTREGA; os encomendados e eventuais excedentes ficam prontos sempre às sextas feiras

Veja abaixo o cardápio dessa semana de nossos Congelados Artesanais (comida caseira, sem conservantes) e escolha 7 pratos (pode repetir) entre as opções, para montar um kit. Também é possível adquirir quantos acompanhamentos quiser.

Continue lendo »

7º Festival de Cozinha Vegetariana (SVB)/NaturalTech

festival

Dos dias 10 a 13 de Junho aconteceu no Ibirapuera – em evento concomitante à Natural Tech – o 7º Festival de Cozinha Vegetariana promovido pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Realizado apenas com receitas Vegetariana Estritas (sem carnes, ovos, leite, mel ou outros derivados de animais) e veganas o festival apresentou uma grande variedade de preparações incluindo receitas cruas, funcionais, práticas, sucos, leites vegetais, sopas, massas, cozidos e sobremesas.

O que o Festival provou, mais uma vez, é que existe espaço pra desenvolvimento da gastronomia vegana em inúmeras vertentes.

E o VegVida participou com a presença – pela segunda vez – da sócia Renata Octaviani falando sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais com duas receitas: uma sopa e um raviolli. A proposta é simples: somos vegetarianos, vamos assumir que também podemos “comer mato” e não vamos ter nenhum problema com isso. A Oficina ocorreu no dia 13 de Junho às 18h.

Também foram apresentados exemplos de PANC que podem ser coletados em calçadas ou jardins e, ainda, opções comerciais de 2 farinhas orgânicas de PANC e trazemos um pequeno resumo das atividades do dia:

Continue lendo »

AVISOS: Semana da Páscoa

Horário de funcionamento durante a Páscoa: 

  • Terça a Quinta das 10h às 19h
  • Sexta das 10h às 15h
  • Sábado das 10h às 15h. 

Feliz Páscoa! Não teremos cardápio do kit semanal nessa semana (31/03 a 04/04/2015).

Fiquem atentos às nossas postagens durante a semana no Facebook para ver pratos especiais que teremos em estoque.

Também já encerramos encomendas de ovos de Páscoa; publicaremos eventuais itens a pronta entrega no Facebook durante a semana.

Encomendas de itens do cardápio fixo deverão respeitar o prazo de antecedência mínimo e estarão sujeitos a atrasos em razão de nossa agenda dessa semana. 

Brownie Natural

BrownieSendo honesta: bolos com feijão azuki não são uma novidade. E a textura de brownie desses bolos também não.  Só colocar no Google “bolo” ou “brownie” de feijão azuki e se divertir com os resultados.

Aliás, nem doces com feijão azuki são novidade: o anko (sendo o tipo koshi-an ou mais conhecido por aqui) e o Yokan são bastante tradicionais na culinária japonesa. O que nos falta é costume de usar leguminosas em doces.  

Mas a novidade nessa receita – pelo menos pra mim – foi fazer o brownie sem glúten, sem milho, sem soja, enriquecido com linhaça, complementando o perfil de aminoácido com farinha de arroz integral e com açúcares não-refinados (além de sem ovos ou leite, como todas as receitas que eu faço).O que foi uma inspiração de última hora resultante da minha compra de algumas variedades de feijões na semana passada.

Mas se é muito “sem” pra você, tente a receita do brownie tradicional

Confesso que nem sempre essas são minhas primeiras opções (eu não tenho alergia a nenhum dos ingredientes citados e – confesso – não vejo nenhuma vantagem na imensa maioria das restrições de alimentos eleitos como os vilões do momento. Especialmente quando os vilões são os alimentos de origem vegetal sem nenhuma comparação com os problemas que ovos, leite e derivados trazem).

Apesar da minha opinião, temos tido mais procura por produtos para atender essas restrições; e restrições são sempre uma boa possibilidade de exercício pra aprender a fazer algo diferente. Além disso, algumas pessoas são efetivamente alérgicas e gostam de ter uma opção.

Ainda não é meu doce preferido, mas certamente é uma boa opção pra sair da rotina e tem um argumento nutricional positivo além da mera restrição de glúten.

Só atenção: esse doce é BEM alimentício e a saciedade de um pedaço grande é praticamente de uma refeição. Na foto, para complementar, uma bola de sorbet de chocolate meio amargo com linhaça do VegVida. E muita canela.

Continue lendo »

Bok Choi Grelhado

Tingesai“Brassica Chinensis L.”: conhecida pelos nomes de Bok Choy, Pak Choi, Acelga ou Repolho Chinês e Tingensai.

Com sabor semelhante à acelga, é uma verdura menor em tamanho e com mais talos. Normalmente é encontrado em mercados orientais que trabalhem com folhas frescas, pequenos produtores e também no Yamaguishi.

USO: O vegetal é tradicionalmente fatiado e usado em sopas (como a sopa do Sr. Ping que está aqui no site), fritadas ou macarrão, mas seu formato é tão bonito que é comum encontrar receitas com as folhas separadas ou com o bok choy inteiro ou apenas cortado no meio. Também é possível fazer tempurá de Bok Choi e conserva da folha salgada e escaldada em missô.  Não existe nenhuma restrição para seu consumo cru, também.

É mais uma opção de verdura verde escura rica em vitamina A carotenóide, vitamina C, fibras, cálcio, ferro, ácido fólico… Ou seja, a lição é a mesma de sempre: consuma verduras verde escuras variadas.  Continue lendo »

Gumbo Verde de Moroheiya com canjiquinha e vegetais grelhados

Gumbo VerdeEstou interessada, no momento, em pesquisar vegetais menos convencionais, de mais difícil acesso no Brasil ou espontâneos mas pouco cultivados.

Nessas buscas, encontrei o “Corchorus olitorius”. Os nomes comuns são bai po (culinária tailandesa), molokhia (culinária egípcia), mulukié (culinária libanesa), moroheiya (culinária japonesa), espinafre egípcio ou córcoro.

Nesse mês de março está sendo vendida pela Yamaguishi Orgânicos.

Essa verdura são as folhas jovens da planta utilizada para produção de juta, da mesma família da malva. A folha contém uma mucilagem semelhantes à do quiabo ou da ora-pro-nobis. Algumas pesquisas indicam propriedades anti-inflamatórias do ácido corcórico presente nas folhas.

Esse  vegetal verde escuro é uma ótima fonte de fibras solúveis e insolúveis, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, selênio e antioxidantes.
Continue lendo »

Quibe Cru de Nozes

Quibe Cru VeganoO quibe cru, prato tradicional da culinária árabe, é uma boas opções para dias de calor. Não fosse um detalhe: a versão com carne (bovina ou de carneiro) é impensável dentro dos princípios éticos desse site. Além disso, é uma opção muito arriscada em termos sanitários pelo grande risco de contaminação e deterioração da carne crua, anterior ou  posterior ao preparo.

Mas tentei considerar aqui que era um prato com um bom teor de proteínas e fibras, com a facilidade de todos os ingredientes crus (exceto o triguilho , que é pré cozido, mas é usado diretamente também).

O que ficou pouco atraente, a princípio, foi a cor do prato. Mas no resultado de ontem já consegui melhorar bastante apenas com o uso da páprica e do colorau. Tenho certeza que obteria resultados ainda melhores com beterraba em pó ou substituindo a água total ou parcialmente por suco de beterraba e/ou cenoura.

Rende 2 quibes.

As nozes entram hidratadas na receita (o que não é uma novidade, fiz isso na receita de keftedakia vegana), mas não como um creme e sim moídas.

Receita autoral por Renata Octaviani Martins, publicação em 16/02/2015. CITAR FONTE.

Continue lendo »

Patè de Lentille et noix de cajou (patê de lentilha rosa com castanha de caju)

faux-grasReceita Autoral, Renata Octaviani, Novembro/2014. Em material de acesso gratuito, CITAR FONTE. Reprodução proibida em livros de receitas comerciais e embalagens de alimentos sem autorização expressa da autora. 

Essa é minha versão de um “Faux-Gras”, ou seja, um patê vegetal, vegano, com potencial para substituir o Foie Gras embora tenha méritos próprios e não apenas por comparação.

Com um coloração bonita, textura firme para enformar e que derrete na boca e cede à pressão.  Uso ideal também em terrines e é possível grelhar.

A primeira versão – com lentilha e nozes – começou a ser desenvolvida em Novembro de 2013 (publicação em álbum pessoal do Facebook) e teve diversas melhorias até chegar a essa versão que foi publicada na Revista Vegetarianos  nº 97 (Novembro de 2014).

Essa foi a primeira tentativa que eu considerei como um resultado razoável, apesar de ainda longe do ideal. Mas ela me ajudou a definir os problemas com o uso da lentilha comum.

primeira-versao

Após muito trabalho, a versão final publicada, aqui acompanhada de figos grelhado e com redução de balsâmico:

p5-RV

 

A receita é bem simples e o resultado ideal depende das técnicas indicadas e da qualidade dos ingredientes.

Ingredientes
Continue lendo »

Ceias Prontas – Matéria da TVB Jornalismo com participação do VegVida

Matéria veiculada dia 28/11/2014 na TVB / Record sobre ceias de Natal, quando tivemos oportunidade de mostrar nossas opções de pratos congelados para 2014.

As encomendas estão abertas: www.vegvida.com.br/site/natal2014

Assista:

Panetones Tradicionais e Recheados

 

 

VENDAS ENCERRADAS. O VEGVIDA ESTÁ TRABALHANDO ATÉ DIA 24/12 PARA CUMPRIR AS ENCOMENDAS DE NATAL E APÓS ENTRARÁ EM RECESSO ATÉ DIA 12/01/2015. 

Por favor leia AQUI o passo a passo para pagamento – ou simular compra para calcular o frete – via PagSeguro (TEF, Cartão de Crédito ou Boleto Bancário) e a razão da escolha do frete SEDEX* (A escolha de PAC é condicionada ao envio de e-mail assumindo a responsabilidade pela escolha; caso contrário, seu pedido pode ser cancelado). Para diluir o valor do frete, o ideal é comprar mais produtos por remessa (quanto mais panetones por remessa, mais barato o frete por produto). Veja ao final da página todas as condições de compra e frete.  Como os panetones são artesanais e produzidos principalmente sob demanda, são postados somente às quartas feiras. Consideraremos na semana os pedidos com pagamento confirmado até o domingo anterior à postagem.  CONCLUIR A COMPRA SIGNIFICA CONCORDAR COM ESSAS CONDIÇÕES.  Esta loja online ficará ativa até o dia 12/12/2014 (data final para os pedidos!), para últimas postagens no dia 17/12/2014 (compras com BOLETO deverão ser feitas e pagas até dia 10/12/2014. Compras com boleto feitas após essa data poderão ser canceladas pela impossibilidade de se confirmar a tempo a ocorrência ou não do pagamento). Após essa data – em razão dos já usuais atrasos e alterações unilaterais de prazos pelos correios – consideramos melhor não fazer mais envios e evitar frustrações e reclamações. Os produtos são enviados em caixa personalizada do VegVida, com etiqueta de identificação dos sabores, validade e informação nutricional. Ao preço dos panetones que serão enviados por correio está incluído o valor proporcional de R$ 2,00 por panetone, relativo à caixa de postagem necessária para a ECT.  Prazo de Validade:  os panetones e chocotones têm 20 dias de validade a partir da data de fabricação. As opções trufadas e recheadas têm 15 dias de validade a partir da data de fabricação. Para estender esse prazo e evitar ressecamento, eles podem ser mantidos – fechados, na caixa – em geladeira ou freezer (congelados, por até 90 dias).

VENDAS ENCERRADAS. O VEGVIDA ESTÁ TRABALHANDO ATÉ DIA 24/12 PARA CUMPRIR AS ENCOMENDAS DE NATAL E APÓS ENTRARÁ EM RECESSO ATÉ DIA 12/01/2015. 

PRODUTO INGREDIENTES  PESO PREÇO COM CAIXA DE POSTAGEM
Panetone Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio: Frutas Cristalizadas, Uva Passa, conhaque. CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. ZERO LACTOSE.Informação Nutricional: Porção de 80g (1 fatia); Valor Energético 210kcal=877 kj(10%VD*); Carboidratos 46g (15%VD*); Proteínas 3,4g (5%VD*); Gorduras Totais 0,82g (1%VD*); Gorduras Saturadas 0g (0%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 1,3g (5%VD*); Sódio 4mg (0%VD*) 500g R$ 16,50 + R$ 2,00 = R$ 18,50
Chocotone Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio: Chocolate Meio Amargo (açúcar, liquor de cacau, massa de cacau, emulsificantes lecitina de soja INS 322, poliglicerol poliricinoleato INS 476 e aromatizante idêntico ao natural). CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. Pode conter traços de leite (devido ao chocolate ser manipulado em fábrica que produz outros produtos com leite, por contato acidental, embora o chocolate que usamos não ter leite na composição). Informação Nutricional: Porção de 80g (1 fatia); Valor Energético 248kcal=1039 kj(12%VD*); Carboidratos 43g (14%VD*); Proteínas 4,1g (5%VD*); Gorduras Totais 6,3g (11%VD*); Gorduras Saturadas 3,4g (16%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 2,00g (8%VD*); Sódio 2,7mg (0%VD*) 500g R$ 19,50 + R$ 2,00 = R$ 21,50
Panetone Integral (50%) Ingredientes: Farinha de trigo, farinha de trigo integral (50%), açúcar cristal orgânico, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio: Frutas Cristalizadas, Uva Passa, conhaque. CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. ZERO LACTOSE.Informação Nutricional: Porção de 80g (1 fatia); Valor Energético 210kcal=877 kj(10%VD*); Carboidratos 46g (15%VD*); Proteínas 3,4g (5%VD*); Gorduras Totais 0,94g (2%VD*); Gorduras Saturadas 0,22g (1%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 2,9g (12%VD*); Sódio 4,3mg (0%VD*) 500g R$ 24,00 + R$ 2,00 = R$ 26,00
Chocotone Integral (50%) Ingredientes: Farinha de trigo, Farinha de trigo integral (50%), açúcar cristal orgânico, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio:  Chocolate Meio Amargo (açúcar, liquor de cacau, massa de cacau, emulsificantes lecitina de soja INS 322, poliglicerol poliricinoleato INS 476 e aromatizante idêntico ao natural). CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. Pode conter traços de leite (devido ao chocolate ser manipulado em fábrica que produz outros produtos com leite, por contato acidental, embora o chocolate que usamos não ter leite na composição). Informação Nutricional: Porção de 80g (1 fatia); Valor Energético 249kcal=1040 kj(12%VD*); Carboidratos 42g (14%VD*); Proteínas 4,4g (3%VD*); Gorduras Totais 6,3g (11%VD*); Gorduras Saturadas 3,5g (16%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 3,2g (15%VD*); Sódio 3,1mg (0%VD*) 500g R$ 24,00 + R$ 2,00 = R$ 26,00
Chocotone Trufado Premium  Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio:  Chocolate Meio Amargo (açúcar, liquor de cacau, massa de cacau, emulsificantes lecitina de soja INS 322, poliglicerol poliricinoleato INS 476 e aromatizante idêntico ao natural). CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. Pode conter traços de leite (devido ao chocolate ser manipulado em fábrica que produz outros produtos com leite, por contato acidental, embora o chocolate que usamos não ter leite na composição). Informação Nutricional: Porção de 90g (1 fatia); Valor Energético 262kcal=1097 kj(13%VD*); Carboidratos 44g (15%VD*); Proteínas 4,2g (6%VD*); Gorduras Totais 7,1g (13%VD*); Gorduras Saturadas 3,8g (17%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 2,9g (9%VD*); Sódio 2,8mg (0%VD*) 700g R$ 32,00 + R$ 2,00 = R$ 34,00
 
Chocotone Premium Trufado com Paçoca Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio:  Chocolate Meio Amargo (açúcar, liquor de cacau, massa de cacau, emulsificantes lecitina de soja INS 322, poliglicerol poliricinoleato INS 476 e aromatizante idêntico ao natural). água, paçoquinha (amendoim, açúcar, sal), pasta de amendoim, gordura de palma, conhaque. CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. Pode conter traços de leite (devido ao chocolate ser manipulado em fábrica que produz outros produtos com leite, por contato acidental, embora o chocolate que usamos não ter leite na composição). Informação Nutricional: Porção de 90g (1 fatia); Valor Energético 270kcal=1128 kj(13%VD*); Carboidratos 43g (14%VD*); Proteínas 5,1g (7%VD*); Gorduras Totais 7,7g (14%VD*); Gorduras Saturadas 3,5g (16%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 2,3g (9%VD*); Sódio 9,9mg (0%VD*) 700g R$ 32,00 + R$ 2,00 = R$ 34,00
Panetone Premium Recheado com Goiabada Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura de palma, fermento biológico, lecitina de soja, glucose de milho, conhaque, essência artificial, propionato de cálcio (mineral). Recheio: Goiabada cremosa (goiabada, açúcar, sorbato de potássio). CONTÉM GLÚTEN. ZERO TRANS. ZERO COLESTEROL. ZERO LACTOSE.Informação Nutricional: Porção de 90g (1 fatia); Valor Energético 224kcal=936 kj(11%VD*); Carboidratos 50g (17%VD*); Proteínas 3,2g (4%VD*); Gorduras Totais 0,78g (1%VD*); Gorduras Saturadas 0g (0%VD*);Gorduras Trans 0g; Fibra alimentar 2,2g (9%VD*); Sódio 2,0mg (0%VD*) 700g R$ 32,00 + R$ 2,00 = R$ 34,00

*ATENÇÃO: no momento da compra, faça a opção pela entrega por SEDEX para receber os panetones mais frescos e dentro do prazo de validade. Os correios costumam cometer atrasos em época de Natal, ser menos cuidadoso com o pacote desse tipo de encomenda e a opção pelo PAC não é segura ou recomendável para panetones. Pedidos  que insistam no PAC e não sejam considerados minimamente viáveis (fora do Estados de São Paulo, por exemplo) ou que não enviem e-mail assumindo a responsabilidade e riscos poderão ser automaticamente cancelados. O VegVida se responsabiliza pela correta postagem de produtos, sendo os riscos do frete – como eventuais deformações na caixas – assumidos pelo comprador. Ainda, ao efetuar a compra o cliente se declara ciente e concorda que as encomendas sejam postadas sem seguro adicional. Para avaliar se vale a pena o risco de escolher PAC, leve em consideração o seguinte: entre em http://www.correios.com.br/encomendas/prazo/default.cfm , selecione serviço PAC, e use o CEP 13100-303 como ponto de origem. Coloque o seu próprio CEP como o de destino. Clique no primeiro botão “calcular” e veja o prazo. Considere que a dias úteis pode-se adicionar de 2 a 4 dias corridos e que a validade dos panetones é de 15 dias. Leve em consideração que o PAC é pior armazenado, sofre mais choques e as caixas podem amassar mais facilmente; os atrasos também são mais constantes Se mesmo assim você preferir PAC, manteremos o pedido se o cliente enviar um e-mail assumindo toda a responsabilidade pela escolha e eventuais danos ao produto e atrasos, mesmo que o produto postado dentro da data de validade chegue vencido ao destino.