default-logo

Pêras ao vinho

Pêras cozidas, especiarias e um vinho vegano compõe essa sobremesa já clássica e com inúmeras variações mundo afora. Evite vinhos muito baratos; costumam ser aguados e podem não chegar ao ponto de calda desejado nessa receita.  E, antes de utilizar, confira se o vinho é vegano (o
Leia mais

Pão de Melado (com geléia de ameixa e creme de amêndoas)

Pão de melado com recheio e cobertura, servido como bolo rústico. De acompanhanhamento de um chá  até sobremesa de Natal, essa receita impressiona pela combinação de especiarias.  Essa mesma receita pode ser usada para confeccionar pães de mel(ado) cobertos com chocolate meio
Leia mais

Creme de Abacate ao limão (com calda de frutas vermelhas)

O abacate tem uma textura naturalmente cremosa que pode ser explorada para o preparo de cremes muito fáceis e nutritivos.  Nessa receita, o tradicional creme de abacate com limão é complementado com a pimenta rosa e a calda de frutas vermelhas, numa combinação inusitada com um
Leia mais

Tortinhas de maçã e de banana

Embora eu não seja contra o açúcar de uma forma geral (mas sim contra o uso impensado e excessivo que vemos hoje em dia, como se açúcar fosse item essencial da cesta básica, em especial o açúcar branco) eu prefiro apostar em frutas no meu dia a dia, e reservar doces para ocasiões
Leia mais

Manjar de Coco Fresco (com calda de ameixa)

Esse manjar, além de adequado para veganos e intolerantes a lactose, fica bastante leve. Uma deliciosa sobremesa sem leite (e, portanto, sem excesso de cálcio ou proteína animal), que pode ser consumida após uma refeição principal sem interferir na absorção de ferro. 1) Manjar
Leia mais

Bolo de Fubá com goiabada (com calda de goiabada derretida)

Bolo de fubá é tradicional, é fácil e combina muito com aquele café da tarde. Essa é daquelas receitas que sempre dão certo, e mostra uma das possíveis técnicas de bolo vegano, utilizando alimento glucosado ou calda de açúcar para conferir uma textura melhor aos bolos sem ovos
Leia mais

Brigadeiro de Soja (versão 1)

Receita que substitui o tradicional brigadeiro, na versão baseada em leite de soja em pó. Ingredientes: 1 xícara (chá) extrato de soja 1 e 1/2 a 2 xícaras(chá) açúcar mascavo, demerara ou orgânico 2 colheres (chá) vinagre de maçã (opcional) 1 colher (sopa) óleo vegetal 1 colher
Leia mais

Mousse de maracujá e castanha do pará

Uma sobremesa clássica feita de forma prática e nutritiva, utilizando leite vegetal de castanhas e ágar-ágar (gelatina vegetal ou gelatina de algas). Nesse receita você encontra as instruções para preparar, ainda, o leite concentrado de Castanha do Pará. 1) Leite concentrado de
Leia mais

Quibe doce de banana (com calda de tâmaras)

O trigo de quibe é uma opção comum de cereal integral (e, portanto, fonte de ferro, zinco, proteínas e fibras). Pré cozido, pode ser consumido como cereal matinal (hidratado com leites vegetais e com frutas em pedaços), em saladas (tabule e variações), adicionado a massa de pães
Leia mais

Sorbet de damasco e maracujá

Esse sorbet, além de ser uma opção gelada sem gordura ou açúcar, tem a função de limpar o paladar entre os pratos salgados e a sobremesa. É também uma opção refrescante para diabéticos ou outras pessoas que evitam o açúcar. Ingredientes:  200g damascos secos 600ml água 4 colheres
Leia mais
12