default-logo

Bolo de Cenoura (com calda cremosa de chocolate)

Bolo de cenoura no meio da tarde, num dia de chuva, com a criançada, com os amigos. Não tem hora nem companhia, bolo de cenoura é sempre bom. E esse foi um bolo que eu penei um pouco pra acertar.

Bolo de cenoura, mesmo quando não é vegano, tem tendência a embatumar. Mas, por mais gostoso que fique mesmo assim, a verdade é que é bolo e não pudim… Então, acabei descobrindo que o melhor a fazer é controlar ao máximo a quantidade de água que pode sair dessas cenouras, controlando o peso da cenoura. Se não tiver balança em casa, pese no supermercado mesmo. E pra um bolo ainda mais gostoso, troque a água pura por suco de cenoura coado, feito com mais uma cenoura pequena e um pouco de água.

Essa receita é para um bolo pequeno. Pode ser dobrada e assada em forma retangular. Nessa receita eu uso uma calda cremosa. Se preferir a cobertura quebradiça, mais tradicional pra esse tipo de bolo, busque aqui no site na seção de caldas.

1) Bolo

Ingredientes:

  • 150g cenoura (uma cenoura média ou duas bem pequenas)
  • 1/4 xícara (chá) óleo vegetal
  • 2/3 xícara (chá) água ou suco de cenoura coado
  • 1 xícara (chá) cheia açúcar demerara ou orgânico
  • 1 e 1/2 xícara (chá) farinha branca
  • 1 colher (sobremesa) Fermento químico em pó
  • 1 pitada sal

Modo de Fazer: 

Raspe a cenoura e pique grosseiramente em rodelas

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto farinha e fermento, e bata até misturar tudo (se estiver utilizando a gordura de palma ao invés do óleo, bata até a cenoura ficar líquida e acrescente a gordura apenas ao final).

Em uma bacia, misture a farinha e o fermento, abra um furo no meio e despeje o conteúdo do liquidificador aos poucos, mexendo com um chicote (batedor de ovos manual, pra quem não conhece) ou espátula até misturar tudo.

Coloque em fôrma (17 cm de diâmetro) com furo no meio e asse em forno pré aquecido, a 220ºC, por cerca de 40 minutos.

Deixe esfriar dentro do próprio forno e desenforme apenas quando estiver frio, como qualquer bolo sem ovo.

2) Calda

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) aveia
  • 1/2 xícara (chá) água (para calda)
  • 50g chocolate amargo sem leite (para calda)
  • Açúcar (opcional, a gosto)

Modo de Fazer: 

Bata no liquidificador 1/2 xícara de água com uma colher de aveia em flocos grosso. Coe apertando bem até obter um leite vegetal. Ferva-o junto com o chocolate em pequenos pedaços e mexa em fogo baixo até engrossar. Caso prefira mais doce, adoce com açúcar a gosto enquanto engrossa.

Espalhe a calda sobre o bolo ainda quente e espere esfriar para servir.

===

ANOTAÇÕES

Antigamente (receita que constava no Multiply), eu fazia essa receita com farinha integral (o que ainda é possível). Atualmente eu costumo substituir apenas meia xícara pois infelizmente compromete a aparência que se espera de um bolo de cenoura. Da mesma forma, substituí o açúcar mascavo pelo demerara ou orgânico; não apenas por questão de aparência, mas para não esconder o sabor característico da cenoura.

Cuidado para não colocar uma cenoura muito maior do que a receita indica, para que a quantidade de líquidos não exceda o máximo da receita. Se achar o sabor muito suave, use a dica do suco de cenoura e utilize em substituição à água.

Como a maioria dos bolos sem ovos, paciência é a chave: forno baixo, bolo não muito alto, forma para distribuir o calor e não mexer no bolo antes dele esfriar completamente.

Sobre o autor