default-logo

Canjica de Milho (Mungunzá)

Canjica

Mais uma receita para as festas juninas!

Um prato quente, semelhante a um mingau, com grãos de milho branco descascados bem macios.

A adição de margarina e leite condensado – que muitas pessoas acreditam ser essencial – é completamente desnecessária. O leite de vaca pode ser substituído por qualquer leite vegetal, exceto o de aveia (que engrossaria demais, nesse caso). Evite também leite vegetais prontos e em caixinha (pois são aromatizados; além disso, muitos dos leites de soja adicionados de vitamina A e D não são sequer veganos).

O único “segredo” é cozinhar os grãos apenas com água, sem açúcar, para que não fiquem duros. Grãos de amendoim podem sem adicionados ao final, assim como paçoca esmigalhada.

A mesma receita pode ser usada para o preparo de arroz doce.

Ingredientes:

  • 500g de canjica de milho branco (ou 3 xícaras de arroz branco)
  • Casca de um limão (não ralar, para retirar ao final)
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de açúcar orgânico (ou refinado, se preferir)
  • 3 xícaras de leite vegetal de sua preferência (na foto, eu utilizei um leite 50% amêndoas e 50% castanha de caju. A canjica fica com um sabor bem especial também usando 50% leite de coco e 50% leite de amendoim).
  • Canela em pó para finalizar
  • Opcionais: grãos de amendoim torrados, paçoca, cravo, aniz e outras especiarias.
  • Opcional 2: 2 colheres (sopa) de óleo vegetal, caso vá resfriar e reaquecer a canjica. Eu nunca coloco na primeira porção, que consumo quente.

Modo de preparo: 

Deixe o milho de molho em água de um dia para o outro (o grão de milho branco não germina; a maceração é apenas para deixar mais macio. Pode-se usar panela de pressão, também, mas nesse caso eu prefiro deixar de molho). No dia seguinte troque a água (cobrindo uns dois dedos acima do milho), deixe ferver e cozinhe em fogo baixo e panela tampada com o pau de canela e o pedaço de casca de limão até ficar bem macio (se for usar arroz, cozinhe até o grão cozinhar completamente). Misture o açúcar e o leite vegetal e adicione à canjica (adicione outros opcionais escolhidos, se quiser). Deixe ferver até engrossar, mexendo o fundo de vez em quando, até o líquido estar somente na superfície e o caldo bem homogêneo.

Sirva quente.

Caso deseje resfriar para reaquecer mais tarde, adicione o óleo, mexendo bem.

MAIS RECEITAS DE FESTA JUNINA

Sobre o autor