default-logo

Carpaccios Vegetais: Abóbora ou Tomate (e molhos)

Fatiar vegetais de maneira diferente é uma forma de alterar sua textura e também apresentação. De uma forma muito simples, cria-se um novo prato. A idéia é válida para vegetais diversos: palmito fresco, abobrinha, berinjela, nabo, rabanete, pepino, cogumelos e, ainda, frutas como carambola, abacaxi, manga, maçãs, laranja, etc.

CARPACCIO DE ABÓBORA

Ingredientes:

1 pedaço de abóbora seca (abóbora de casca branca), moranga ou japonesa (quantidade suficiente para fazer duas camadas em um prato grande), folhas de rúcula para decoração, algumas gotas de limão.

Molho:

2 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem, 1 pitada de sal, 1 colher (sobremesa) de manjericão picado, 1 colher (chá) de melado, 1 colher (chá) de água

Modo de Fazer

Descasque a abóbora e retire as sementes. Passe em pedaços no mandolini (ajuste rente à lâmina, não deixe espaço) ou cortador de frios a fim de obter fatias retangulares e muito finas (transparentes, que não mantém a forma). Mantenha o corte de modo que você tenha sempre o lado da casca pra fora e o lado das sementes para dentro. Em um prato grande ou sousplat cerâmico faça duas camadas com essas fatias. Pingue algumas gostas de limão (bem suave) e reserve. Misture os ingredientes do molho e distribua sobre a abóbora. Pique as folhas de rúcula e espalhe sobre o prato. Consuma como salada, recheio de sanduíche ou coloque as fatias sobre torradinhas/barquetes para obter lindos canapés de cor salmão.

 —

 CARPACCIO DE TOMATE

Ingredientes:

3 tomates firmes (podem ser verdes);

 Molho:

1/3 xícara (chá) de tofu firme amassado, 1/5 xícara (chá) de azeite extra virgem, 1 colher (café) de vinagre de maçã, 1 colher (chá) de suco de limão, 1 pitada de sal, Pimenta do reino moída para polvilhar.

Modo de Fazer:

Higienize os tomates e corte-os em fatias finas com mandolini ou faca. Disponha sobre um prato grande, uma fatia por vez. Em um mini processador (ou amassando muito bem com um garfo) misture os ingredientes do molho. Espalhe sobre os tomates. Polvilhe o prato com pimenta do reino. Sirva acompanhado de torradas.

=====

ANOTAÇÕES

Essa receita foi apresentada em 11/11/2008 às 14:30h no programa Mulher.Com, transmitido pela TV Século 21.

O mandolini é um acessório realmente útil, em especial para vegetais mais rígidos (como é o caso da abóbora). Prefira os que permitem ajuste na espessura e escolha a melhor lâmina possível.

Sobre o autor