default-logo

Creme de Tofu e Chocolate/Torta Mousse

Essa é uma receita “4 em 1”. O creme de chocolate pode ser usado como cobertura de bolo ou cupcake, como mousse, como recheio de tortas frias e, se adicionado de fermento e assado, como uma deliciosa e prática torta mousse.

Ingredientes:

  • 1 colher (sobremesa) extrato ou essência de baunilha
  • 200g chocolate amargo vegano
  • 500g tofu firme (tipo “chinês”, tezukuri ou “caseiro”)
  • 1/4 xícara (chá) açúcar cristal orgânico ou branco
  • 3/4 xícara (chá) água

*Variação para torta mousse assada:

  • 1 colher (sopa) conhaque
  • 1 colher (sopa) fermento químico em pó
  • cerejas e raspas de chocolate amargo, para decorar

Modo de Fazer:

Misture água e açúcar e leve ao fogo. Depois que começar a ferver deixe por 4 minutos. Bata no processador (prefiro) ou liquidificador o tofu com a baunilha até obter um creme liso e aerado. Continue batendo, adicione a calda de açúcar e o chocolate derretido (uso microondas pra derreter chocolate). O creme parecerá líquido demais, mas não se preocupe.
Transfira para bowl de inox (ou plástico) e deixe descansar em geladeira por aproximadamente 1 hora para que adquira a textura final.
Usos: glacê de bolo (pode ser confeitado), recheio de tortas frias, pavês ou como mousse.
*Variação torta mousse:
Adicione os demais ingredientes à receita, após bater (não é necessário observar o tempo de descanso). Coloque em uma fôrma de fundo removível de 22cm untada com óleo e leve pra assar em 220ºC por 40 minutos. Desenforme quando estiver frio, cobrindo com cerejas e raspas de chocolate amargo.

=====
ANOTAÇÃO
Creme de chocolate básico para uso em confeitaria vegana, puro ou integrante de receitas.
Receita original de Ana Maria Curcelli, adaptada para adequar medidas e incorporação da calda quente à receita. Variação para torta assada original VegVida.
=
Receita passo a passo da torta mousse apresentada em 16/11/2010 na TV Século 21, programa Mulher.com. Vídeo disponível no site do programa.

Para ver uma lista dos chocolates que podem ser utilizados por veganos, consulte o FAQ.

Sobre o autor