default-logo

Mousse de chocolate pura (com água!)

Mousse de chocolate que é, no mínimo, “mágica”. Se eu já não tivesse feito o sorbet de chocolate e não soubesse o quanto chocolate e água podem gerar resultados surpreendentes, talvez eu não acreditasse. Mas o sorbet não mantém estrutura fora do gelo, o que é uma característica dessa mousse .
Esqueça o que você já ouviu sobre o chocolate ser inimigo da água e faça essa receita (que não é minha, mas certamente eu estou feliz por ter testado).

Recomenda-se ter:

  • 1 balança.
  • 2 bowls de vidro ou metal que encaixem um sobre o outro, gelo e um batedor manual (fuê/chicote). Use um bowl com um bom tamanho pois a mistura aumenta consideravelmente de volume.

Ingredientes:

  • 265g de chocolate amargo
  • 240g/ml de água
  • 2 colheres (sopa) açúcar (opcional)

Modo de Fazer
Coloque em a água para aquecer. Assim que estiver morno, adicione o chocolate e o açúcar e comece a mexer (retire do fogo; se esquentar demais só vai demorar mais pra esfriar). Quando estiver tudo bem derretido e completamente homogêneo, transfira para um bowl com um bom tamanho e encaixe sobre outro cheio de gelo (ou vc pode encaixar os dois, colocar um peso e congelar um dia antes. Mas o gelo funciona bem).
E – momento paciência e força no braço – comece a bater. Vai demorar de 5 a 10 minutos dependendo da temperatura inicial da mistura com água. Na receita original fala-se na possibilidade de usar uma batedeira – o que eu testei e dá certo – mas use uma velocidade baixa e tome muito cuidado com o ponto. Assim que atingir a textura de mousse, páre de bater ou ela desanda. Transfira com delicadeza para o recipiente em que irá servir. Também pode ser usado como recheio de bolo (use em bolos já frios!), recheio de ovo de páscoa e até como chantilly para confeitar.

=====

ANOTAÇÕES

Receita original: http://cafefernando.com/the-best-chocolate-mousse-of-your-life-under-5-minutes/
*(eu usei o Melken Dark, que tem pouco mais de 50% de sólidos de cacau; o Arcor Amargo também tem essa composição. Ambos são adequados para veganos. Na receita original fala-se em chocolate com no mínimo 70% de sólidos).

Eu demorei um pouco pra testar pois várias receitas com foto ou vídeo mostravam algo que me parecia uma mousse granulada e nada cremosa; mas acabei me deparando com essa receita com uma aparência incrivelmente suave e cremosa e não tinha mais como evitar.
Essa mousse é incrivelmente simples (embora recomende-se que se bata na mão. Na batedeira dá certo, só que se bater demais ela DESANDA. Portanto, muito cuidado), tem volume, cremosidade e sabores perfeitos.

Você pode também acrescentar aromatizantes como canela, pimenta, cravo em pó, baunilha e licores à mistura. Se usar ingredientes líquidos, lembre-se de retirar a mesma quantidade de água.

E, se por acaso a sua desandar, sem desespero: congele e tenha um sorbet!

Sobre o autor