default-logo

Duchesse Potato Skin

Batatas duchesse são um acompanhamento clássico na culinária francesa, normalmente servidas no mesmo formato de suspiros e aromatizadas com ervas e temperos diversos. Nessa versão, feita sem nada de origem animal, optei pela noz moscada e – ao invés de fazer  “suspiros” – utilizei barquetes de batata assada (as “potato skins” da culinária americana)  como apoio de um zig-zag da massa de batatas. Também entrou na composição a maionese de amêndoas (já publicada no site), que substitui o uso de manteiga e ajuda na coloração após assado. Um prato simples e bonito que pode ser utilizado como acompanhamento de cogumelos ou pratos com feijões, soja, tofu, seitan, castanhas e outros pratos proteicos.

Ingredientes

  • 4 batatas médias, bem lavada e com casca
  • Azeite
  • Sal, pimenta do reino, noz moscada
  • Cebolinha verde picada
  • Maionese de amêndoas (mais ou menos 3 colheres cheias)
Asse as batatas (eu uso microondas, mas pode ser feito no forno envolvendo em papel alumínio) até ficarem macias. Deixe esfriar um pouco e corte ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, retire o centro da polpa formando uma concavidade, deixando cerca de meio dedo de cada lado e no fundo. Tempere as “skins” (as barquetes de batata) com azeite (passando na casca, inclusive) e sal e leve ao forno quente enquanto prepara o recheio.
Bata num processador a polpa de batata retirada com a maionese de amêndoas, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Deve ficar como um purê grosso.
Coloque num saco de confeitar com bico pitanga aberto, tamanho médio, retire as batatas no forno e preencha com essa mistura, com movimento de zig-zag. Retorne ao forno até que estejam douradas e a casca da batata bem dourada por baixo e levemente tostada.
Polvilhe com cebolinha verde.
Sobre o autor