default-logo

Love Me Tender

Uma sugestão de prato fácil e diferente para festas de final de ano e outras em que um assado simplesmente cairia bem.

A Goshen fabrica produtos ovolactovegetarianos congelados a base de soja – como salsichas, nuggets e quibes – mas tem apresentado algumas opções que podem ser adquiridas por veganos. Entre elas, a folhas e nata de soja (yuba), além do  presunto DEFUMADO (os demais contém ovos/leite) que é utilizado nesta receita. Veja aqui onde encontrar.

Ingredientes

  • 1 presunto vegetal DEFUMADO Goshen, de 900g
  • 1 garrafinha (355ml) de cerveja preta do tipo Mauzbier ou outra de sua preferência (a Pilsen resulta num prato com características de cor e sabor diferentes, mas igualmente bom).
  • 1/4 xícara (chá) de melado de cana
  •  suco de 1 laranja pêra ou suco de meio limão
  •  1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
  •  1 pitada de Sal e Pimenta do reino
  •  1 colher (sopa) cheia de manteiga NaVEGação ou azeite.
  • Cravos da índia
  • 2 dentes de alho amassados (opcional, recomendado especialmente na versão com a cerveja pilsen)

Para acompanhar:

  • Vegetais a gosto: figos frescos, champignon fresco em fatias grossas, mandioquinha (batata baroa/salsa) em rodelas, batata em rodelas, abóbora em cubos, mini cebolas ou cebola em rodelas, etc.

Modo de Fazer:
Retire o presunto defumado da Goshen da embalagem e descongele (deixe de um dia para o outro ou utilize microondas).
Com uma faca, faça losangos na superfície. Unte todo o presunto vegano com a manteiga vegetal ou com o azeite.
Em um bowl ou bacia largos, coloque a cerveja, melado, suco de laranja, gengibre, alho, sal e pimenta. Mergulhe o presunto veg e regue. Não se preocupe em deixar no molho, só passe bem e transfira para uma forma. Espete um cravo da índia em cada losango. Coloque os vegetais escolhidos em volta, o molho e coloque tudo em uma fôrma (a que eu usei era retangular e sobrava mais ou menos meio palmo de cada lado).
Coloque em forno (a temperatura mais quente; em fornos domésticos a temperatura real é coisa de 190/200ºC, mesmo indicando 250ºC no marcador…) pré aquecido.
A cada 8 minutos pegue uma concha ou colher de arroz e regue o “tender” com o molho que está na forma. Isso vai garantir que forme uma casquinha caramelada e impregnada na superfície.
Faça isso até sobrar pouco líquido na assadeira, o tender estar dourado e o que ficou parecer mais com uma calda. Em média, são cerca de 40 minutos.

Caso prefira fatias mais firmes e finas, faça o prato com antecedência, deixe em geladeira, fatie e retorne ao forno apenas para reaquecer.

Sobre o autor