default-logo

Maionese de Cenoura

Ingredientes

•  1 colher (chá) suco de limão

•  3 colheres (sopa) vinagre de maçã

•  1/2 xícara (chá) óleo de canola ou girassol

•  2 cenouras médias cruas

•  2 cenouras médias cozidas

•  sal

 Modo de Fazer

Maionese: bata as cenouras no liquidificador com os demais ingredientes até obter uma pasta lisa.

Salada (sugestão):

3 batatas médias cortadas em cubinhos e cozidas com sal; 1 lata de ervilha (cozida ou em conserva); 1 cebola média picadinha; 1 maçã picada; 1 colher (sopa) de uvas passas sem sementes, 3 colheres (sopa) de salsinha picada; 1 vidro de palmito, picado, pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Cozinhe os vegetais necessários no vapor. Misture todos ingredientes já frios, acrescente a maionese, guardando um pouco ao final para decoração. Prove o sal e corrija se necessário.

Sirva gelada.

=====

ANOTAÇÕES

Receita apresentada em 31/03/2009 no programa Mulher.Com da TV Século 21.

 

Versão vegana e muito mais saudável da maionese. Como a cenoura adquire rapidamente uma consistência cremosa, a quantidade de óleo diminui (calorias idem!) e, não tendo ovo, é livre de colesterol e não possui o risco de desenvolver salmonela se mantida fora do gelo. Além claro, do betacaroteno (vitamina A) e das fibras. Caso queira uma emulsão mais cremosa, a mistura aceita mais óleo; mas é desnecessário para a salada.

Se desejar variar (cor e sabor), troque as cenouras por um beterraba crua ralada e duas beterrabas cozidas ou, ainda, pedaços equivalentes de nabo.

A escolha dos vegetais para a salada também é opcional.

 

Sobre o autor