default-logo

Manjar de Coco Fresco (com calda de ameixa)

Esse manjar, além de adequado para veganos e intolerantes a lactose, fica bastante leve. Uma deliciosa sobremesa sem leite (e, portanto, sem excesso de cálcio ou proteína animal), que pode ser consumida após uma refeição principal sem interferir na absorção de ferro.

1) Manjar

Ingredientes: 

  • 1 coco seco*
  • 3 xícaras (chá) água
  • 3 colheres (sopa) amido de milho
  • 4 colheres (sopa) açúcar demerara
  • 1 pitada sal
Modo de Fazer: 
Retire a polpa do coco da casca e retire também a entrecasca que o recobre. Bata no liquidificador com a água e passe por uma peneira ou coador de pano espremendo bem, obtendo um leite de coco diluído. Não jogue fora o resíduo! Pode ser congelado por até 3 meses em saquinhos ou potes tampados e usado como coco ralado.

 Em uma panela misture o leite de coco com o amido, as 4 colheres de açúcar e o sal. Mexa com um batedor (ou colher de pau) até obter um creme.

Despeje em uma fôrma ou pirex próprios para pudim (cerca de 22 cm, com furo no centro) ou tacinhas individuais, com as paredes levemente umedecidas e leve à geladeira até firmar (se precisar acelerar, leve ao freezer até esfriar e depois transfira para a geladeira).

*Embora a intenção seja utilizar o coco fresco, em momentos de pressa o leite de coco pode ser usado. Nesse caso, exclua o coco e a água, utilize 400ml de leite de coco em garrafa para 200ml de água e siga as instruções da receita. Apenas leia a embalagem: a maioria dos leites de coco abusa dos estabilizantes, aromatizantes e conservantes, além de alguns conterem mono e diglicerídeos e até glicerina (cujas origens sempre têm que ser confirmadas). 

 

2) Calda de Ameixa

Ingredientes: 

  • 1/2 xícara (chá) ameixas secas
  • 1/4 xícara (chá) água
  • 1/4 xícara (chá) açúcar demerara
  • 1 pau de canela pequeno
  • 1 colher (chá) conhaque (opcional)
Modo de Fazer: 

Pique as ameixas para obter pedaços menores. Leve todos os ingredientes – exceto conhaque – ao fogo até obter uma calda rala. Desligue, adicione o conhaque, aguarde esfriar um pouco.

Desenforme o manjar completamente frio e cubra com calda de ameixa.

=====

ANOTAÇÕES

Receita apresentada em 03/09/2009 no programa Mulher.Com da Tv Século 21. 17ª Participação do VegVida!

Esse manjar é incrivelmente leve.

Embora tenha sido afastado das mesas, por ser fonte de gordura saturada, o coco vem sendo reabilitado nos últimos 10 anos em diversos estudos.

Do total de gorduras (33% da sua composição), metade é composta por ácido láurico (falei “linoleico” no programa, mas foi um equívoco), uma gordura bastante benéfica e que atua diretamente no metabolismo e no sistema imunológico. É o mesmo ácido graxo presente no leite materno. Também contém antioxidantes.

A pitada de sal é um truque antigo de cozinheiras para equilibrar o sabor do coco e pode ser usada em qualquer receita que o utilize.

O leite de coco utilizado é diluído e é adequado para substituir volumes de líquido que seriam compostos por leite de coco + leite ou leite de coco + água. Se quiser fazer leite de coco para uso em receitas diversas, em substituição ao leite de coco “de garrafinha”, utilize um coco e 1 e 1/2 xícara de água.

Assista ao vídeo do programa com o passo a passo, em duas partes:

Sobre o autor