default-logo

Massa folhada de amido (e receita bônus “Torta de Berinjela”)

Não existe no mercado brasileiro massa folhada congelada vegana (nem Massa Leve, nem Arosa, embora algumas pessoas as indiquem como veganas; cuidado!) pois ambas contém ou margarina ou creme vegetal contendo algum percentual de leite como ingrediente. Mas pela facilidade para fazer essa massa, além de ter um resultado muito mais leve, isso não chega a ser um problema.

Nessa versão, além da facilidade, a pouca quantidade de gordura é também uma vantagem em relação a outras massas semelhantes.

Ingredientes: 

  • 1/3 xícara (chá) óleo
  • 2/3 xícara (chá) água
  • 1 colher (chá) sal
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo branca
  • 1 colher (chá) fermento químico em pó (ou bicarbonato)
  • q.b. amido de milho
Modo de Fazer: 
Misture água e óleo e leve ao fogo. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal e o fermento químico. Escalde com os líquidos ferventes. Misture bem a massa com uma espátula; assim que esfriar um pouco trabalhe com as mãos até obter uma massa homogênea e deixe-a na geladeira por 10 minutos (até esfriar). Abra com a ajuda de um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com amido de milho.
Siga os passos abaixo para folhar a massa:
1º Passo:
Abra a massa numa espessura fina
2º Passo:
Cubra a massa com uma boa camada de amido de milho e comece a enrolar, como um rocambole.
3º Passo:
Parta o rolinho obtido em dois pedaços, para facilitar o manuseio.
4º Passo:
Abra com um rolo primeiro no sentido do comprimento e depois aumentando a largura.
5º Passo:
Para fazer pastéis assados, molhe uma das bordas com um pouco de água e coloque uma porção do recheio vegano escolhido.
6º Passo:
Pressione bem as bordas e com um cortador ou faca corte no formato desejado.
7º Passo:
Junte as aparas de massa e repita todo o processo com amido para reaproveitar a massa, até acabar (ou faça biscoitinhos).
Coloque em assadeira e leve ao forno quente até dourar.
Variações:
caso queira fazer torta, separe a massa inicial em dois pedaços, fazendo com uma das metades o “rocambole” e depois uma espiral – com as laterais molhadas com água – para o fundo da fôrma antes de começar a abrir. Se preferir fazer biscoitinhos, pincele com água e polvilho com flor de sal (ou sal grosso passado no moedor de pimenta) e ervas secas (ou melado e açúcar para uma versão doce).
=====
ANOTAÇÕES
A receita EM VÍDEO foi apresentada no programa Mulher.Com e pode ser assistida em http://www.tvseculo21.org.br/mulherpontocom/?opcao=visualizarConteudo&ID=1998 . Nesse vídeo, a massa folhada é utilizada para uma Torta de Berinjela; veja abaixo as instruções de como abrir a massa e como preparar o recheio.
Recheio de Berinjela para tortas e panquecas:
Ingredientes:
  • 02 dentes de alho amassados
  • 02 berinjelas cortadas em cubos grandes e deixadas de molho em água e sal por 15 minutos
  • ½ xícara de aveia em flocos
  • 1 ½ xícara de água
  • ½ xícara de tomate em flocos
  • Noz moscada ralada
  • Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Fazer: 
Bata a aveia com a água no liquidificador. Numa panela aquecida com um pouco de azeite, coloque o alho para refogar a berinjela. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Depois acrescente o tomate seco. Espere reduzir pela metade o volume da berinjela para acrescentar a noz moscada ralada e o leite de aveia. Coloque o recheio na massa pré assada (veja instruções abaixo) e leve ao forno por aproximadamente dez minutos.

A torta está pronta.
Como abrir a massa para uma torta: 
Divida a massa em dois pedaços. Abra a primeira até que ela fique fina. Espalhe amido de milho por cima de toda a massa aberta. Enrole como se fosse um rocambole. Faça uma espiral e abra a novamente com o rolo. Corte a borda externa e coloque no fundo da fôrma. O próximo passo é abrir a outra parte da massa. Enrole novamente, mas não faça uma espiral. Deixe-a reta e abra novamente com o rolo. Retire as bordas externas e fixe-a com ajuda de água na lateral da torta. Leve ao forno de 5 a 10 minutos e acrescente o recheio. Se for usar um recheio frio, deixe cozinhar completamente.
Antes de iniciar o processo de folhar a massa com amido pense exatamente qual uso você quer dar a ela, já que o aproveitamento de aparas, embora possível, resulta sempre em algumas imperfeições. Para emendar pedaços de massa utilize um pouco de água, mas também evite (a não ser para fechamentos, como o do pastel usado como exemplo).
Não utilize recheios com muita água ou que soltem muita água (isso é uma dica para massas em geral).
Essa receita foi retirada da internet, mas infelizmente não localizei mais o link. As fotos são da cozinha VegVida.
Sobre o autor