default-logo

Nhoque de forno com recheio de abobrinha e nozes (com molho pomodoro basílico)

Se você gosta de nhoque recheado, essa massa vai facilitar muito a confecção do prato. O método dispensa o cozimento em água, bastando levar ao forno com o molho.

Ingredientes

•  800g batata

•  2 xícaras (chá) água

•  1/2 xícara (chá) óleo

•  3 xícaras (chá farinha de trigo

•  sal

 Modo de Fazer

MASSA:

Descasque as batatas, corte-as em cubos e cozinhe NO VAPOR até ficarem macias. Reserve.Enquanto isso, ferva numa panela a água com o óleo e o sal. Adicione farinha e mexa sem parar, até ficar uma bola lisa e homogênea, como massa de coxinha. Amasse as batatas, aguarde esfriar um pouco, e misture até formar uma massa lisa, facilmente manipulável, leve. Somente ajuste a farinha se necessário.Reserve

Sugestão de Recheio e Molho:

RECHEIO

2 abobrinha italianas raladas (aproximadamente 4 xícaras)

1 xícara de nozes, moídas

3 dentes de alho

1 colher (chá) de óleo

Sal e pimenta do reino a gosto

MOLHO

12 tomates maduros batidos no liquidificador e peneirados.

1 cebola picada

1 colher (chá) de óleo

6 folhas de manjericão fresco

Sal a gosto

RECHEIO:

Refogue no óleo aquecido os dentes de alho amassados até dourar. Adicione as abobrinhas raladas e mexa até secar. Adicione as nozes, sal e pimenta, mexa até incorporar. Reserve.

MOLHO:

Refogue no óleo aquecido a cebola até dourar. Adicione o suco de tomate e apure para formar um molho ralo. Adicione as folhas de manjericão picadas, desligue o fogo e reserve.

MONTAGEM:

Faça bolinhas com a massa, achate formando uma depressão, recheie e feche. Cubra o fundo de um refratário com o molho, arrume os nhoques recheados, cubra até metade da altura com o molho, fazendo-o escorrer sobre os nhoques. Leve ao forno quente por 15 minutos, até o molho borbulhar. Cuidado para não deixar ressecar!

Se desejar, polvilhe com castanha do pará ralada.

===

ANOTAÇÕES

Receita apresentada no programa Mulher.Com da TV Século 21 em 17/06/2009 (assista ao vídeo abaixo, em duas partes).

Nessa versão o nhoque não precisa ser cozido antes de levado ao forno, o que facilita o preparo.

O cozimento da batata no vapor influencia no ponto da massa; cozinhando na água, a batata tende a encharcar, o que nos força a adicionar mais farinha, deixando a massa pesada. Siga as instruções à risca e terá um nhoque prático, fácil e leve.

A massa aqui é feita com farinha branca pois o recheio é rico em fibras. Assim, temos uma massa com melhor aceitação, mas com fácil digestão e ainda assim rica em nutrientes. Se você estiver acostumado à farinha integral, entretanto, utilize a mais fina possível, com ótima absorção de água e tenha em mente que as quantidades podem sofrer pequenos ajustes (procure fazer esses ajustes durante o pré cozimento da massa de farinha, antes de adicionar a batata).

Uma boa maneira de quebrar barreiras e preconceitos em relação à comida vegana.

Rende dois pirex grandes e pode ser congelado já assado.

Veja Videos com o Preparo

http://www.youtube.com/watch?v=F2U3K9W3YOo&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=u2FjL1U2tbY&feature=player_embedded

 

 

Sobre o autor