default-logo

“Parmesão de pobre” (Pangritata/Pan Grattato)

Parmesão de PobreReceita clássica de reaproveitamento de pão, é uma boa opção ao queijo ralado, para quem não utiliza laticínios em geral.

Pode ser usada com sucesso em sopas, saladas e até gratinados. Se o pão já estiver duro, eu gosto mais do resultado; se o pão estiver amanhecido mas ainda mole, os pedaços ficarão maiores e molinhos, mas mesmo assim é gostoso. Pode ser feito com pão italiano, pão francês (confira os ingredientes!), ou qualquer pão feito em casa mesmo (uma boa dica para quem tem máquina de pão).

O levedo de cerveja é uma dica para quem já tem o hábito de ter o produto em casa; é uma forma de enriquecer a receita com vitaminas do complexo B e aminoácidos, além de conferir um leve sabor de queijo (não espere nada idêntico, a intenção não é essa). Mas, se você não tiver, só o pão com azeite e sal já são suficientes. Experimente também colocar ervas como orégano, tomilho, alecrim, manjerona, pimentas…

Ingredientes:

  • 70g de pão amanhecido
  • Azeite (seja generoso! O pão deve absorver o azeite)
  • Sal
  • 1 colher (chá) de levedo de cerveja em pó e/ou ervas a gosto (opcional)
Modo de Fazer:
Tire a casca do pão, passe no processador (ou ralador), passar na peneira grossa se quiser deixar homogêneo. Também é possível colocar o pão duro dentro de um saco e ir quebrando com um rolo de macarrão (e, lógico, você terá pedaços maiores). 
Cubra  o fundo de uma frigidera com azeite, aquecer, desligar o fogo e misturar bem (não precisa torrar). Temperar com sal e, se quiser, levedo de cerveja. Guardar tampado em geladeira e usar para polvilhar sopas, gratinados, saladas…
Sobre o autor