default-logo

Parmesão Falso de Castanha do Pará

ParmesaoFácil, só com ingredientes nacionais. Faço esse “parmesão” há anos – e sempre dei como dica usar a castanha do Pará ao invés da castanha de caju que é utilizada até nos parmesões veganos prontos vendidos no exterior – mas nunca lembrei de colocar uma receita propriamente dita. Também não utilizo o Nutritional Yeats/Red Star (questão de gosto. Mas, principalmente, de acesso aqui no Brasil. O levedo nacional dá ótimos resultados em queijos, desde que seja dosado corretamente já que ele tem um sabor muito mais acentuado que o nutritional yeast)

A castanha tem um bom teor de proteína, gordura e fornece nossa dose de selênio; o levedo é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B (exceto a B12, que deve ser SUPLEMENTADA) e também proteínas. É só misturar tudo e pode guardar em geladeira, em pote bem fechado. Eu gosto de ralar no ralador de fita, para realmente sentir o sabor da castanha; pode-se ralar mais fino, também.

NÃO BATA a castanha no processador. Ela começa a soltar óleo e fica pastosa bem rápido (pode-se usar o ralador elétrico, entretanto, se quiser fazer uma quantidade maior).

Ingredientes: 

  • 1/2 xícara (chá) castanha do pará, ralada
  • 1 colher (chá) levedo de cerveja nacional, em pó
  • 1/3 colher (chá) sal

Misture todos os ingredientes. Utilize para polvilhar pratos como macarrão, risotos e gratinados.

VegVida – por Renata Octaviani Martins (caso copie a receita, por favor cite ESTE site como fonte original. Isso contribui com o desenvolvimento do meu trabalho. Obrigada).

Sobre o autor