default-logo

Patè de Lentille et noix de cajou (patê de lentilha rosa com castanha de caju)

faux-grasReceita Autoral, Renata Octaviani, Novembro/2014. Em material de acesso gratuito, CITAR FONTE. Reprodução proibida em livros de receitas comerciais e embalagens de alimentos sem autorização expressa da autora. 

Essa é minha versão de um “Faux-Gras”, ou seja, um patê vegetal, vegano, com potencial para substituir o Foie Gras embora tenha méritos próprios e não apenas por comparação.

Com um coloração bonita, textura firme para enformar e que derrete na boca e cede à pressão.  Uso ideal também em terrines e é possível grelhar.

A primeira versão – com lentilha e nozes – começou a ser desenvolvida em Novembro de 2013 (publicação em álbum pessoal do Facebook) e teve diversas melhorias até chegar a essa versão que foi publicada na Revista Vegetarianos  nº 97 (Novembro de 2014).

Essa foi a primeira tentativa que eu considerei como um resultado razoável, apesar de ainda longe do ideal. Mas ela me ajudou a definir os problemas com o uso da lentilha comum.

primeira-versao

Após muito trabalho, a versão final publicada, aqui acompanhada de figos grelhado e com redução de balsâmico:

p5-RV

 

A receita é bem simples e o resultado ideal depende das técnicas indicadas e da qualidade dos ingredientes.

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de lentilha rosa libanesa (a lentilha comum não dá o mesmo resultado por conta da pele que a envolve, além de ter outra cor).
  • ½ xícara (chá) castanha de caju
  • 1 folha de louro
  • ½ cebola
  • ¼ xícara (chá) gordura de palma nacional ou (embora eu prefira a de palma) gordura de coco
  • ¼ xícara (chá) azeite de oliva
  • Noz moscada, cravo em pó, páprica, pimenta branca
  • 2 colheres (sopa) conhaque ou whisky (opcional)
  • 2 colheres (chá) levedo de cerveja em pó (traz um amargor leve
  • 3 colheres (sopa) fécula de batata (ou polvilho doce) dissolvida em 2 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) suco de limão.

Modo de fazer:
Deixe a lentilha e a castanha de caju de molho por 4 horas. Troque a água, cobrindo os grãos, adicione a folha de louro e cozinhe em fogo alto até ficarem macias e o excesso de líquido evaporar (não deve ficar um caldo, apenas úmida). Reserve, descartando a folha de louro. Refogue a cebola bem picada na gordura e azeite até começar a dourar. Adicione os temperos e a lentilha com castanha cozida e incorpore. Bata (no mixer, processador ou liquidificador) até obter uma massa bem lisa. Volte para o fogo e adicione o conhaque, o levedo e a fécula de batata, mexendo sempre até soltar do fundo da panela; finalize com o suco de limão. Coloque em um recipiente metálico redondo para desenformar posteriormente. Deixe em geladeira um dia inteiro antes de desenformar. A receita pode ser dobrada.
Mantenha em geladeira, coberto com filme plástico.

Renata Octaviani Martins

Sobre o autor