default-logo

Picles de limão galego

Picles de limão galego, caseiro.

Simples de fazer e pode ser usado como complemento em receitas – para ter pedacinhos com um sabor acentuado de limão – ou pode ser servido como acompanhamento para que se comam pequenas mordidas junto com a refeição (a primeira vez que comi foi assim, na Cordon Vert, com uma sopa de lentilhas). O caldo que se forma pode ser utilizado como tempero.

Também pode ser feito com o limão amarelo/siciliano.

O limão galego (pois algumas regiões utilizam esse nome para o que chamamos aqui de “limão vinagre” ou “limão de cerca”) é aquele pequeno e bem redondo, com casca verde clara.

Ingredientes: 

  • Limão Galego
  • Sal

Modo de Fazer: 

Lave em água corrente e higienize os limões (em solução de vinagre ou hipoclorito). Escorra. Corte no sentido do comprimento e depois em fatias . Retire as sementes (caso não queira fazer isso agora, é possível retirar depois de pronto, quando for usar).

Coloque as fatias em um pote de vidro bem limpo, com tampa e cubra com um bom punhado de sal. Feche e sacuda o pote para que todas as fatias entrem em contanto com o sal (é normal já soltar um pouco de suco). Deixe descansar em geladeira por 5 dias antes de começar a utilizar.

A receita aceita variações também, para fazer o picles condimentado à moda indiana (com cúrcuma, feno grego,  chilli em pó, sementes de mostarda, pimentas e gengibre, torrados; nesse caso toste os temperos em frigideira e adicione junto com o sal. Recomenda-se também manter curtindo por mais tempo antes de utilizar, cerca de 10 a 15 dias).

Sobre o autor