default-logo

Pipoca de microondas, sem gordura

Sim, eu tenho consciência de como é engraçado publicar uma receita de pipoca. Mas eu, fã de pipoca de panela e eterna implicante com aromatizantes de pipoca de microondas, experimentei essa forma de fazer pipoca sem gordura nenhuma e acabei trocando. E é tão prático que resolvi compartilhar.  Pipoca

Ingredientes: 

  • 1/2 xícara (chá) milho de pipoca (comum)
  • 1 colher (sopa) água
  • sal
  • ervas secas (opcional)

Modo de Fazer: 

Tenha em mãos um pirex de vidro (capacidade 2 litros, fundo) com tampa. Pode ser a tampa do próprio recipiente ou aquelas tampas próprias para aquecer em microondas.
Coloque o milho, a água, uma pitada generosa de sal e misture. Tampe o pirex deixando uma das aba sem fechar, para que o excesso de vapor possa sair.
Coloque no microondas em potência máxima por 7 minutos.
RETIRE O RECIPIENTE COM A AJUDA DE UMA LUVA TÉRMICA, POIS FICA BEM QUENTE.
Tranfira para o pote de pipoca e, se quiser, misture ainda quente com ervas como alecrim, manjericão ou orégano para perfumar as pipocas.

=====
Pessoalmente, eu não tenho nada contra microondas. Acho que gasta um pouco demais de energia, mas os estudos têm demonstrado que ele inclusive preserva mais os nutrientes (pois submete e aquecimento por menos tempo, não é necessário mergulhar na água, entre outras questões).
Inclusive no caso da pipoca (que tem antioxidantes, como qualquer cereal integral, e são coadjuvantes na prevenção de doenças crônicas, além do câncer), há estudo indicando o preparo no microondas como o melhor. O que esse estudo não fala é dos ingredientes extras que vêm com a pipoca de microondas tradicional (aromatizantes, gordura trans, excesso de sal).
Há inconvenientes culinários e por isso não utilizo tanto mas, como já disse, não encontrei até hoje nenhuma prova de que o microondas traga algum malefício.

Sobre o autor