default-logo

Quibe Cru de Nozes

Quibe Cru VeganoO quibe cru, prato tradicional da culinária árabe, é uma boas opções para dias de calor. Não fosse um detalhe: a versão com carne (bovina ou de carneiro) é impensável dentro dos princípios éticos desse site. Além disso, é uma opção muito arriscada em termos sanitários pelo grande risco de contaminação e deterioração da carne crua, anterior ou  posterior ao preparo.

Mas tentei considerar aqui que era um prato com um bom teor de proteínas e fibras, com a facilidade de todos os ingredientes crus (exceto o triguilho , que é pré cozido, mas é usado diretamente também).

O que ficou pouco atraente, a princípio, foi a cor do prato. Mas no resultado de ontem já consegui melhorar bastante apenas com o uso da páprica e do colorau. Tenho certeza que obteria resultados ainda melhores com beterraba em pó ou substituindo a água total ou parcialmente por suco de beterraba e/ou cenoura.

Rende 2 quibes.

As nozes entram hidratadas na receita (o que não é uma novidade, fiz isso na receita de keftedakia vegana), mas não como um creme e sim moídas.

Receita autoral por Renata Octaviani Martins, publicação em 16/02/2015. CITAR FONTE.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) quartilhos de nozes
  • 1/2 xícara (chá) triguilho/bulgur
  • 1/2 xícara (chá) água ou suco de beterraba/cenoura
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 cebola
  • 1/4 xícara (chá) folhas frescas de hortelã e/ou menta
  • A gosto: sal, pimenta da jamaica, pimenta do reino, canela, cominho
  • Para acertar a cor, coloque aos poucos: páprica, colorau, beterraba em pó
  • Azeite a gosto (ou azeite curtido com urucum)

Facilita: um mini processador. Mas dá pra picar tudo na faca ou ralar a cebola.

Modo de fazer: deixe as nozes de molho cobertas por água suficiente, de preferência morna. Misture a água/suco e triguilho. Deixe tudo descansar por uma hora.  Escorra a água das nozes e bata-as no processador para moer e começar a ter alguma liga (ou pique muito bem fazendo movimentos de guilhotina com uma faca). Pique, rale ou processe a cebola (nesse caso, já coloque as folhas junto), quanto mais fino melhor. Misture todos os ingredientes já colocando temperos e colorantes a gosto.

Separe a massa em 2 porções e molde quibes com a mão em formato de concha e depois prensando no prato. Sirva os quibes imediatamente, acompanhados de tiras de cebola cruas e salada de folhas.

Também pode ser utilizado em sanduíches ou canapés e acompanhado de homus, baba ganoush ou coalhada vegetal.

Sobre o autor