default-logo

Batata Suíça Recheada

batata-suiçaBatata pré cozida, ralada, com casquinha crocante e macia por dentro. Um sucesso em várias casas especializadas e bares, é fácil de fazer em casa em versão vegana. Legumes, verduras, creme de castanha de caju, queijos vegetais, especiarias, tofu defumado VegVida, linguiça vegetal VegVida, salsicha vegetal… O que sua imaginação desejar.

O ponto de pré cozimento da batata é MUITO importante para o sucesso do prato. A batata não pode estar completamente cozida (ou você não vai conseguir ralar, mas apenas um purê) e também não pode estar crua (pois ela não cozinha completamente só na frigideira). 

A frigideira ideal para essa receita tem um diâmetro pequeno (do tamanho de um prato de sobremesa) e algo próximo de 3 dedos de altura. Não é necessário muito óleo, também.  Cada porção individual leva 2 batatas médias.

Ingredientes: 

  • 2 batatas médias
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • sal a gosto
  • Recheio de sua preferência
Modo de Fazer: 
Descasque as batatas. Corte ao meio e cozinhe por 8 minutos (ela não deve cozinhar! Mas vai adquirir um exterior com textura viscosa). Passe em água fria, escorra e rale (ralo grosso;  manual ou processador. Com o processador é possível ir mais rápido e ralar a batata ainda quente).
Em uma frigideira anti aderente pequena, esquente uma colher de óleo (espalhe para ficar uniforme). Coloque metade da batata ralada, pressione com a colher até cobrir o fundo. Coloque o recheio e cubra com a outra metade da batata. Pressione as laterais para dentro, unindo a massa de batata e fechando completamente o recheio. Faça movimentos circulares com a frigideira para soltar a batata e terminar de moldar.
Deixe dourar de um lado (cerca de cinco minutos, mas isso varia de acordo com o fogão), coloque em um prato e vire para tostar do outro.
Salpique com sal e sirva quente.
Sobre o autor