default-logo

Massa Folhada (tradicional) e Croissants

Como fazer massa folhada para uso geral (pode ser congelada sem assar, inclusive) e croissants deliciosos, crocantes e veganos.

Passo a passo de dobras e moldagem incluído.

Ingredientes: 

  • 4 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara (chá) água
  • 2 colheres (chá) sal
  • 400g gordura de palma não-hidrogenada (temperatura ambiente)

Modo de Fazer
Misture água, sal e farinha de trigo, formando, amassando (pode usar batedeira com gancho) até obter uma massa lisa e elástica, como massa de pão.
Deixe descansar em geladeira por 30 minutos. Divida a gordura de palma na metade. Siga os passos indicados na imagem abaixo:

Abra a massa até obter um retângulo (passo 1) começando a espalhar metade da gordura com pequenas colheradas (passo 2). Dobre 1/3 da massa para dentro (passo 3) e puxe o outro terço na mesma direção, formando um retângulo mais fino. Espalhe novamente colheradas de gordura de palma (passo 4). Dobre mais uma vez 1/3 da massa, dessa vez partindo a dobra (passo 5), formando um quadrado (passo 6). Leve à geladeira por 30 minutos. Abra novamente a massa com o auxíliuo de um rolo, repetindo os passos de 1 a 4 com a outra metade da gordura reservada. Leve mais uma vez à geladeira por 30 minutos. Abra novamente, repetindo apenas as dobras (passos 1, 3 e 4), sem passar gordura. Faça mais uma pausa de 30 minutos em geladeira. Abra a massa novamente como um retângulo. A partir daqui ela pode ser cortada no formato que desejar antes de assar, usado em mil folhas, salgados, etc.

Para croissants, corte em 3 tiras (passo 7), fazendo cortes nessa massa formando diversos triângulos (passo 8). Comece a enrolar pela ponta mais larga SEM APERTAR (é importante que o centro tenha espaço para ar e que a gordura não migre toda para um centro compactado), apoiando o próprio croissant sobre a ponta mais fina e criando uma pequena curva em formato meia lua.
Pincele (utilizando a mistura de 2 partes de catchup, 1 de melado, 1 de shoyu e 5 de água ou outra que preferir em substituição ao eggwash) e assa em forno quente pré aquecido até dourar.

Pode ser recheado também com queijos falsos, chocolate, etc. Essa receita rende 25 croissants pequenos.

Sobre o autor