default-logo

Sorvete de creme

Que tal um sorvete sem leite, que substitui com perfeição o tradicional sorvete de creme, feito com leite de amêndoas? Essa é a alternativa perfeita para veganos e intolerantes a lactose. Receita com vídeo, contém a dica de como fazer uma cuba gelada para bater o creme sem o uso de uma sorveteira.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) amêndoas cruas
  • 4 xícara (chá) água
  • 1 e 1/2 açúcar cristal orgânico, branco ou demerara
  • 3 colheres (sopa) fécula de mandioca (ou polvilho doce)
  • 1 colher (chá) extrato ou essência de baunilha
  • 1 colher (chá) liga neutra (opcional)
  • 1/3 colher (café) cúrcuma (opcional)

Modo de Fazer:

Bata as amêndoas com água no liquidificador por 2 minutos, até obter um leite vegetal. Passe por uma peneira fina (aproveite o resíduo em biscoitos, patês, arroz, etc).

Adicione ao leite de amêndoas o açúcar, baunilha, fécula de mandioca, cúrcuma e leve ao fogo mexendo sempre até obter um mingau ralo. Misture a liga neutra.

Espere esfriar.

Em uma sorveteira doméstica, bata o creme por 20 a 25 minutos até obter a consistência de sorvete. Leve ao freezer para terminar de firmar.

Caso não tenha sorveteira, sobreponha uma cuba em inox sobre outra maior cheia de gelo e água. Também é possível utilizar uma panela e uma leiteira em alumínio. Utilize uma batedeira de bolo portátil)

=====

ANOTAÇÕES

Receita apresentada no programa “Mulher.Com” de 30/09/2010. Vídeo disponível no site do programa.

Um conhecido comentou um dia que é comum sorvetes veganos nos Estados Unidos utilizarem tapioca starch (fécula de mandioca) na composição. Faz muito sentido, já que é um poderoso espessante, possuindo uma viscosidade melhor que o amido de milho.

Como eu acho que o leite de amêndoas é o que mais se assemelha – em cor, sabor e propriedades – ao leite de vaca, resolvi fazer essa experiência, que deu muito certo.

Também é possível (textura) fazer a receita até com leite de soja, mas eu definitivamente prefiro o sabor das amêndoas.

A cúrcuma entra para dar a cor típica do sorvete de creme. A quantidade é realmente pouca pois assim não altera o sabor.

A liga neutra deixa a textura mais próxima dos sorvetes industrializados, podendo ser trocada por uma quantidade um menor de CMC puro. Esse produto é encontrado em lojas de produtos para sorveterias e confeitarias. Se você não tiver nenhuma do ramo na sua cidade, uma idéia é conversar com o dono da sorveteria local. Se você realmente não encontrar (ou não quiser usar), dispense e adicione mais uma colher de fécula na mistura.

A quantidade de açúcar pode variar de 1 a 2 xícaras, dependendo do gosto de cada um.

Sobre o autor